A etapa de Investigação Confirmatória tem como objetivo principal confirmar ou não a existência de contaminação na área em avaliação, por meio da investigação de todas as fontes potenciais e primárias de contaminação identificadas na etapa de Avaliação Preliminar, e como objetivo adicional a obtenção de dados iniciais necessários à caracterização do meio físico.
A confirmação da contaminação em uma área se dá pela coleta de amostras e análises de diversos compartimentos ambientais como: solos, sedimentos, rochas, aterros, águas subterrâneas e/ou superficiais, ar do solo, ar ambiente (interno e externo). Além destes, podem ser amostrados também resíduos, efluentes, partes das edificações (paredes, pisos, tintas), poeira, biota, nos pontos identificados.
A interpretação dos resultados das análises realizadas nas amostras coletadas, por meio da comparação dos valores de concentração obtidos com os valores de concentração estabelecidos em listas de valores orientadores, definidas pelo órgão ambiental competente ou em listas produzidas por outras entidades reconhecidas, atualiza o Modelo Conceitual, gerando o Modelo Conceitual 2 (MCA 2).
Estão obrigados à realização desta etapa os Responsáveis Legais pelas áreas nas quais, durante a realização da Avaliação Preliminar, tenham sido identificados indícios ou suspeitas de contaminação (artigo 23 do Decreto nº 59.263/2013), as áreas convocadas ou demandadas pela CETESB e as áreas com potencial de contaminação (AP) enquadradas em, pelo menos, em uma das situações indicadas no artigo 27 do Decreto nº 59.263/2013.
Em todos os casos, a Investigação Confirmatória deverá ser precedida da realização da Avaliação Preliminar, conforme §2º do artigo 26 do Decreto nº 59.263/2013.
A Investigação Confirmatória deverá ser executada com base no Plano de Investigação Confirmatória apresentado no Relatório de Avaliação Preliminar, observando o que estabelecem o Manual de Gerenciamento de Áreas Contaminadas e as normas técnicas nacionais e internacionais relacionadas às técnicas de investigação.